As crianças acusadas de bruxaria

A área mais interessada por esses eventos é na região sul/sul da Nigéria.

O contexto social é o das pequenas aldeias da zona rural, enquanto o contexto cultural se instala nas crenças religiosas, misturadas com as superstições.

As crianças são acusadas pelo chefe da aldeia ou pelo guia religioso ou por membros da família, de serem responsáveis por qualquer tipo de infortúnio que acontece com suas famílias ou na comunidade, e que se pensa que seja devido a seus "poderes de bruxas".

Os líderes religiosos, que desempenham um papel fundamental nas aldeias, quase sempre confirmam as acusações. Quando isso acontece, ninguém tenta refutar a acusação porque acredita-se que os pastores, ou homens de Deus, têm o "olho espiritual": o que significa que as pessoas pensam que os pastores sejam dotados da capacidade de saber quem é uma bruxa. Uma vez rotuladas como feiticeiras, as crianças são brutalmente torturadas na tentativa de serem "curadas" ou para obter uma "confissão", se não forem assassinadas ou, em qualquer caso, rejeitadas e forçadas a escapar de uma morte certa.

As crianças jogadas fora andam por aí, sem comida e sem água para viver.

A área mais interessada por esses eventos é na região sul/sul da Nigéria.

Sugerimos, para mais informações, a leitura do relatório da Direção-Geral de Políticas Externas da União Europeia, julho de 2013, disponível aqui

kort nigeria.jpg

A resposta das comunidades locais à actividade de salvamento das ONG e a importância do trabalho no território.

A feroz oposição das comunidades locais ao resgate das crianças acusadas de bruxaria é o que melhor explica como é enraizada a superstição. Os socorristas são vistos como pessoas que espalham infortúnios sobre o povo das aldeias, quebrando as regras religiosas segundo as quais essas crianças devem ser excluídas, se não mortas, por causa da sua natureza de bruxas. Além disso, acredita-se que os socorristas têm o poder de bruxaria - é por isso que podem resgatar e cuidar das crianças - daí que eles também devem ser atacados da mesma forma que as crianças são.

O que acima é descrito é a razão pela qual consideramos como uma parte especialmente importante do nosso trabalho naquela região da Nigéria, a educação das pessoas. A Way to the Nations leva vários projetos para a propagação de uma consciência diferente sobre a superstição.

Escreva-nos se quiser saber mais ou siga-nos nas redes sociais para obter mais notícias do nosso trabalho.

leo&boy.jpg

O quadro jurídico nigeriano relativo aos direitos das crianças.

A Nigéria assinou a Convenção sobre os Direitos da Criança (CRC), adotada em 20 de novembro de 1989, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, e ratificou-a em 1991. Em 2000, a Nigéria ratificou também a Carta dos Direitos e Bem-Estar da Criança da União Africana (CRCW), que tinha sido adoptada pela Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo da OUA, em Julho de 1990. No ano de 2003, foi aprovado o Nigerian Child Right Act. No quadro geral dado pelos atos acima mencionados, o Estado de Akwa Ibom, onde está nosso orfanato, aprovou sua própria lei dos direitos da Criança, cuja Parte 1, sub-1, diz:

Em todas as acções relativas a uma criança, quer sejam empreendidas por um indivíduo, organismo público ou privado, instituições ou serviços, tribunal de direito ou autoridade administrativa ou legislativa, o superior interesse de uma criança será a principal consideração”.

A seção 274 da Lei dos Direitos da Criança do Estado de Akwa Ibom proíbe e penaliza qualquer pessoa de acusar qualquer criança de ser uma bruxa, enquanto a seção 275 proíbe e penaliza qualquer pessoa de realizar qualquer forma de exorcismo de bruxaria numa criança.

Podemos portanto dizer que o sistema jurídico nigeriano, no que se refere aos direitos das crianças, é completo, bem como sabemos, por trabalhar constantemente com elas e, especialmente, com os Tribunais da Família, que as Instituições não são de todo indiferentes ao que acontece com essas crianças.

Estamos extremamente orgulhosos de ser um anel da cadeia de pessoas que trabalham para erradicar o fenômeno da bruxaria e fazer do mundo um lugar melhor.

Precisamos do seu apoio, não importa quanto grande ou pequeno seja!